Cáritas em sinodalidade: ações transformadoras em Minas Gerais refletem atuação da Rede no Brasil

Institucional

Intercâmbio de saberes envolve agentes Cáritas e comunidades acolhidas pela Rede Cáritas em Minas Gerais.

Publicação: 07/12/2023

É parte da missão institucional da Cáritas no Brasil acolher e promover transformações sociais, a partir da construção solidária da sociedade do Bem Viver. No estado de Minas Gerais, ações transformadoras em comunidades acolhidas refletem a atuação da Rede em todo o país.

Na última quarta-feira (29), foi realizada uma partilha de conhecimentos entre agentes Cáritas de todo o território nacional e comunidades atendidas pela instituição em cidades de Minas Gerais. O Intercâmbio de Saberes e Sabores é uma iniciativa da Cáritas Brasileira e Cáritas Regional Nordeste 2, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil.

Conheça as comunidades acolhidas em Minas Gerais:

Acampamento Zequinha Nunes (MST)

Município: São Joaquim de Bicas

Área de atuação relacionada: Segurança Alimentar e Nutricional - SAN / Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências - MAGRE / Mulheres e Equidade de Gênero

Síntese sobre a experiência: Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) atingido pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho. Crime socioambiental que, em 25 de janeiro de 2019, ceifou 272 vidas e destruiu a Bacia do Rio Paraopeba. A experiência visitada é a Cozinha Comunitária que foi construída e equipada em parceria com a Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. A cozinha é gerida por um coletivo de mulheres, visando à geração de trabalho e renda, oportunidade de aproveitamento integral dos alimentos agroecológicos produzidos no próprio acampamento, também de forma coletiva. A cozinha é também espaço de socialização e encontro. A experiência potencializa a luta pela terra, a agroecologia e economia popular solidária.

Assista ao vídeo da visita ao Acampamento Zequinha:

ATI Mariana

Município: Mariana

Área de atuação relacionada: Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências - MAGRE

Síntese sobre a experiência: Desde novembro de 2015, quando aconteceu o crime das mineradoras Samarco, Vale e BHP, provocando o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana, a população luta pela Reparação Integral. A Cáritas MG foi escolhida pelas pessoas atingidas para ser a Assessoria Técnica Independente (ATI) que tem como objetivo assessorar as pessoas atingidas, buscando diminuir a assimetria técnica que existe entre as empresas mineradoras e os atingidos e atingidas, além de garantir a participação ampla e informada dessas pessoas nos processos decisórios e a efetivação plena da reparação das perdas e danos sofridos.

Confira a cobertura da visita ao território de Bento Rodrigues

Coopersoli Barreiro - Catadoras e catadores de materiais reciclados em BH

Município: Belo Horizonte

Área de atuação relacionada: Gestão de Resíduos Sólidos com ênfase em Catadores e Catadoras

Síntese sobre a experiência: A Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região (Coopersoli Barreiro) é uma cooperativa de catadores e catadoras de materiais recicláveis fundada em 2003. Originou-se da mobilização de grupos organizados de comunidades da região do Barreiro, em Belo Horizonte/MG, e na luta pela garantia de trabalho e renda. A grande maioria das trabalhadoras são mulheres, mães e chefes de família negras e periféricas, que possuem como única fonte de renda a atividade de coleta e comercialização de recicláveis. A Coopersoli-Barreiro é um empreendimento filiado à Cooperativa Central Rede Solidária dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Minas Gerais (Redesol MG). Por ser exercido geralmente por pessoas de baixa renda, o trabalho dos catadores é uma importante ferramenta de inclusão social, por meio da atividade laboral. É também uma iniciativa sustentável de conservação ambiental.

Clique aqui e saiba como foi a visita

Coonarte - Cooperativa de Confecção e Artes Parque das Águas

Município: Belo Horizonte (Parque Ecológico Roberto Burle Marx)

Área de atuação relacionada: Mulheres e Equidade de Gênero (Artesãs e costureiras)

Síntese sobre a experiência: A Coonarte é uma cooperativa de costureiras que trabalha com o reaproveitamento de retalhos, aparas de couros, tecidos e outros materiais, conservando o meio ambiente por meio da reutilização e reciclagem. A cooperativa foi criada com o apoio da Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Barreiro, visando ao desenvolvimento de uma atividade econômica de forma conjunta e à criação de fonte de renda para as mulheres da região, utilizando matéria-prima barata e benéfica ao meio ambiente, ou seja, o resíduo reciclável de tecelagem.

Veja como foi a visita à sede da Coonarte

Arte da Saúde: Ateliê de Cidadania

Município: Belo Horizonte

Área de atuação relacionada: Programa Infância, Adolescência e Juventudes - PIAJ

Síntese sobre a experiência: Criado em 1993, o Arte da Saúde é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Cáritas Regional Minas Gerais, que se dedica à promoção da saúde, da autonomia e do empoderamento de crianças e adolescentes atendidos pela Rede de Saúde Mental do município ou que convivem com desafios de vulnerabilidade social. O Arte na Saúde utiliza a arte como uma ferramenta para promover a cidadania e fortalecer a autonomia dos participantes, auxiliando crianças e jovens a lidar com diferentes questões sociais que podem interferir em seu desenvolvimento psicossocial e educacional. Com 51 oficinas, o programa atende, hoje, quase mil crianças e adolescentes das nove regionais da capital. Ao público, são oferecidas aulas em diferentes modalidades, decididas de acordo com as características e demandas de cada regional: dança, música, arte urbana, teatro, artesanato, desenho, pintura e artesanato são algumas das opções de oficinas.

Clique aqui e saiba como foi a visita.

Assistência Social

Área de atuação relacionada: Mundo Urbano / Mulheres e Equidade de Gênero

Síntese sobre a experiência:

Canto da Rua Emergencial - A ação, desenvolvida pela Pastoral Nacional do Povo da Rua, nasceu durante a pandemia da Covid-19, para assistir a população em situação de rua de BH, e funcionou de forma emergencial durante 15 meses. Ao todo, a iniciativa realizou mais de 235 mil atendimentos, entre acolhimento, atendimento técnico psicossocial, acesso a espaços, materiais para higienização, banho, lavagem de roupas e lanche. O projeto agora atua de forma permanente, no bairro Santa Inês, com construção eco amigável e diversos eixos de atuação, tanto na área de educação, quanto na área da cultura, do lazer e também das gerações de trabalho, renda e de moradia (30 unidades para 50 pessoas), tendo como objetivo primordial a superação da vida nas ruas, criando oportunidades para esses cidadãos. Na área de geração de trabalho e renda, em parceria com a Cáritas Regional Minas Gerais, será desenvolvida uma padaria comunitária, tanto para a produção, mas principalmente para o desenvolvimento de cursos para a formação de padeiras e padeiros.

Abrigo Pompéia e Abrigo Maria Maria - Abrigo Institucional para famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social e em situação de vida nas ruas, com oferta de acolhimento provisório para até 32 famílias (Abrigo Pompéia), e 40 mulheres (Abrigo Maria Maria). Constitui-se público desta proposta, conforme deliberado na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), as famílias e indivíduos que se encontram sem referência e/ou em situação de ameaça, e que necessitam de proteção integral: moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido. O serviço propõe o desenvolvimento de trabalho para acolher e garantir proteção social às pessoas, atua na prevenção do agravamento de situações de negligências, violência e ruptura de vínculos familiares e comunitários. Tais ações contribuem para a promoção do restabelecimento de vínculos e proporcionam o acesso à rede socioassistencial e demais políticas intersetoriais (saúde, educação, geração de renda, moradia), com vias a garantir as orientações necessárias, além de promover o acesso à qualificação profissional a fim de gerar a inclusão produtiva e a inserção no mercado de trabalho. Contempla ainda, o estímulo à participação dos usuários em ações de cuidados com a saúde, em atividades de natureza socioeducativas que visam o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e, também, a criação de mecanismos de resgate, valorização pessoal, contribuindo assim para a autonomia e tomada de decisão.

Saiba como foi a visita a esses espaços.

Assentamento Pastorinhas

Município: Brumadinho

Síntese sobre a experiência: O projeto Pastorinhas é fruto do assentamento da reforma agrária que ocorreu na região de Brumadinho, em 2001. É uma comunidade geradora de renda e desenvolvimento social por meio da agricultura familiar e do turismo, onde vivem ao menos 22 famílias. Cada família tem uma especialidade e uma produção própria e diferente a oferecer.

Confira a cobertura da visita.

Serviço Residencial Terapêutico (SRT)

Área de atuação relacionada: Mundo Urbano

Síntese sobre a experiência: Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias destinadas às pessoas em sofrimento mental que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornarem às suas famílias de origem. São espaços inseridos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e surgiram a partir da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Em Belo Horizonte há 33 locais como este, sendo 10 sob a gestão da Cáritas Brasileira Regional MG em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Veja como foi a visita.

Agricultura Urbana

Município: Bonfim (MG)

Área de atuação relacionada: Segurança Alimentar e Nutricional

Síntese sobre a experiência: A família da Sirlei Vilaça Carmo e do Dárcio dos Santos Carmo mora no sítio Jatobá, que fica na comunidade Marinhos, no município de Bonfim (MG). Em 2015, a família iniciou a transição agroecológica do sistema produtivo, deixando a monocultura de bucha com uso de agrotóxicos para cultivar sistemas agroflorestais e hortas agroecológicas. Desde 2018, Sirlei e Dárcio constroem circuitos curtos de circulação de alimentos, experimentando diversos formatos de comercialização. Atualmente, a família envia por WhatsApp, toda semana, uma lista com os alimentos disponíveis para consumidoras/es escolherem seus pedidos.

Conheça mais na cobertura da visita.

Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD)

Município: Belo Horizonte (Pedreira Prado Lopes)

Área de Atuação relacionada: Mundo Urbano

Síntese sobre a experiência: Ocupação Pátria Livre, espaço que existe desde 2017, situado em um antigo prédio abandonado. No local, cinco andares são ocupados por moradias e um galpão é utilizado para geração de emprego, renda e cultura. A ocupação está na Vila Senhor dos Passos, mas se relaciona e tem uma identidade muito ligada à Pedreira Prado Lopes. O espaço ocupação é uma articulação e luta do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).

Clique aqui e saiba como foi a visita.

Centro Público de Economia Popular Solidária de Contagem

Localização: Contagem

Área de Atuação relacionada: Economia Popular Solidária - EPS

Síntese sobre a experiência: O Centro Público Popular Solidária de Contagem foi instituído por meio de decreto municipal, em 2006. Ele tem a finalidade de promover, fortalecer e dar visibilidade à política pública de Economia Popular Solidária do Município de Contagem.

Saiba como foi a visita a esse espaço

Intercâmbio de Saberes e Sabores

Ao menos 450 agentes Cáritas de todo o território nacional participaram do Intercâmbio de Saberes e Sabores que, além de proporcionar uma partilha de conhecimentos,  provocou reflexões de como cuidar da Casa Comum, garantindo justiça socioambiental.