Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas e Pernambuco promovem empreendimentos

Geral

As feiras aconteceram nos meses de agosto e setembro de 2022 e tiveram  participação de empreendimentos, agentes Cáritas e parceiros locais

Publicação: 11/04/2023

“Ótimo que a tua mão ajude o vôo...Mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas”. Inspirados e em concordância  com a frase célebre do patrono e fundador da Cáritas Brasileira, Dom Helder Camara, que destaca a importância do incentivo ao protagonismo social das pessoas, nos meses de agosto e setembro aconteceram as  Feiras da Agricultura Familiar e Economia Popular e Solidária nos estados e Pernambuco e Alagoas promovidas pela Cáritas Brasileira NE2 em parceria com  a instituição católica alemã, Misereor.

Em Alagoas, a Feira aconteceu no dia 25 de agosto, na Praça da Independência, na Diocese de Palmeira dos Índios e contou com a participação das  entidades  membro do do estado de Alagoas, artesãos e artesãs, agricultores e agricultoras, artistas, agentes Cáritas,  além de representantes do clero e sociedade em geral. Entre os produtos comercializados  durante a feira bolsas em pano e crochê, peças em filé, mosaico em cerâmica, panos de copa e cozinha, bonecas, artesanato indígena, bijuteria em filé, roupas de banho em filé e crochê e muitos outros artesanatos.

Em Pernambuco, a feira  aconteceu no mês de setembro, na Praça Dom José Lopes, centro de Pesqueira , e conta com a  realização da Cáritas Diocesana de Pesqueira em parceria com a CBNE2 e organização alemã,  Misereor, e  apoio da Prefeitura Municipal de Pesqueira, Centro de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A programação contou com animação cultural, comercialização de produtos da agricultura familiar; artesanato; hortaliças; frutas; comidas típicas; bolos; bolachas; e participação de cerca de 37 feirantes e grupos de diferentes municípios da região.