Formação sobre voluntariado reúne Cáritas Paroquiais no território diocesano de Campina Grande - PB

Geral

O encontro foi promovido pela Cáritas Brasileira NE2 na paróquia da Sagrada Família e reuniu mais de 60 pessoas

Publicação: 11/08/2022

Estamos todos ligados uns aos outros, tanto no mal como no bem. Por conseguinte, para sairmos melhores desta crise, devemos fazê-lo juntos, juntos, não sozinhos. Papa Francisco

Motivar a comunhão dos nossos irmãos e irmãs e a promoção da solidariedade como ato de transformação à vida humana é uma missão intrínseca na Cáritas. Ter como conceito e mote a solidariedade tem surtido um efeito enorme e alcançado diversas vidas, não apenas as assessoradas pelas ações de promoção social, mas as que se inspiram pelo trabalho de apoio e ajuda ao próximo. Nesse sentido, visando fortalecer uma de nossas orientações estratégicas, a Promoção da Identidade e Integração do Ser Agente Voluntário e Voluntária na Rede Cáritas, neste sábado, 20 de agosto, aconteceu um momento de formação para os voluntários e voluntárias que compõem as 12 Cáritas Paróquiais do território da Cáritas Diocesana de Campina Grande- PB, uma das 18 entidades membro que da Cáritas Brasileira NE2.

O momento aconteceu na paróquia da Sagrada Família, em Campina Grande-PB, e contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre agentes Cáritas e voluntários (as) das paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Catedral de Campina Grande), Sagrado Coração de Jesus (Comunidade do Catolé), Nossa Senhora das Graças, Sagrada Família, São Pedro, São Cristóvão, Jesus Libertador, São José de Montadas, São Sebastião São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora da Luz.

“Para a gente como família que vive a igreja, é um orgulho muito grande fazer parte da Cáritas, a gente nas pastorais sociais tenta trabalhar muito a vulnerabilidade com aqueles que mais precisam”, declara Juliano Oliveira.

“É um privilégio e  muito importante a gente não ser uma igreja dentro das paredes, precisamos ser uma igreja em saída como foi comentado hoje na formação”, comenta também Luciana Oliveira.

Família Oliveira (Luciana Oliveira, Juliano Oliveira e Maria Fernanda Oliveira)

voluntários da Cáritas da Catedral Nossa Senhora da Conceição

Durante a programação, os (as) voluntários (as) participaram de dinâmicas de apresentação, mística, debate em grupos e esclarecimento quanto ao Programa de Voluntariado da Cáritas Brasileira NE2 - CBNE2. A formação foi ministrada pela Assessora Regional de Voluntariado e Economia Solidária, Bruna Suianne, que conduziu o momento juntamente com o Diácono Ricardo Soares, presidente da Cáritas Diocesana de Campina Grande e o Diácono Valério Costa, da Cáritas Paroquial de Montadas. O momento foi muito esclarecedor, e instruiu os(as) voluntários (as) quanto a organização da Cáritas Brasileira NE2, sua atuação, organização e suas ações como a Campanha Fazer Política DemocraticaMENTE, que visa uma educação popular a partir do esclarecimento da importância do voto.

“É muito importante para os voluntários se apropriarem da história e ações da Cáritas, momentos como esses fortalecem nossa Rede não apenas para aqueles que já estão interno nas ações, mas para que eles inspirem outros a seguirem o mesmo caminho”, declara Bruna Suianne.