COLABORE

Jovens quilombolas lançam fundo rotativo solidário em Bom Conselho no agreste Pernambuco

Geral

Jovens empreendedores do município de Bom Conselho, localizado no agreste pernambucano, lançam do Fundo Rotativo Solidário

Publicação: 17/10/2023


Inspirados e reforçando os ideais de fraternidade e incidência contra a pobreza na encíclica Fratelli Tutti, na próxima sexta-feira, 20, jovens empreendedores do município de Bom Conselho, localizado no agreste pernambucano, farão o  lançamento do Fundo Rotativo Solidário (FRS). A iniciativa faz parte do Projeto Fortalecimento Juvenil: Tecendo o Bem Viver de Comunidades Quilombolas e Campesinas de Bom Conselho,  uma parceria da Cáritas Brasileira NE2 e instituição Manos Unidas, com execução da Cáritas Diocesana de Garanhuns nas comunidades de Amargoso, Barra do Brejo, Sítio Flores, Angico de Cima e de Baixo.

O Fundo Rotativo Solidário possui uma base comunitária construída através de concepções e valores da economia solidária e será gerido pelos  jovens quilombolas, com o objetivo de fortalecer estratégias de apoio aos empreendimentos econômicos solidários. A estratégia será uma ação coletiva piloto na região com o valor inicial de 59 mil reais a partir de  famílias de jovens quilombolas empreendedores contempladas no Projeto.


Para administrar  a distribuição financeira, será criado um comitê, composto por jovens do projeto que a partir de uma gestão democrática e compartilhada passará a deliberar os recursos, sem cobranças de juros, destinando a jovens, mulheres e agricultores (as) familiares investimentos em seus empreendimentos econômicos solidários que podem ser de  comunidades rurais ou urbanas.

Essa medida fomenta o desenvolvimento comunitário em termos de trabalho e renda às famílias, a partir do financiamento das atividades sócio econômicas na produção agrícola, pecuária, beneficiamento de produtos, artesanato, comércio e serviços.

Para a coordenadora do Projeto Tamires Tenório, da Cáritas  Diocesana de Garanhuns, a criação do Fundo servirá de exemplo para comunidades vizinhas do município. “Estamos felizes em entregarmos aos jovens das comunidades de Flores, Barra do Brejo, Amargoso e Angicos, o resultado colhido de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014 pela Cáritas, como inspiração para outros grupos de jovens e comunidades circunvizinhas que também desejam avançar nesta direção de fortalecimento comunitário”, finaliza.


Tag