COLABORE

Lançamento do Programa de Cisternas na cidade de Garanhuns

Projetos

Cáritas NE2 em parceria com a Cáritas Diocesana de Garanhuns vão executar o Programa de Cisternas

Publicação: 10/01/2024


Nos últimos quatro anos o acesso à água, como direito, perdeu a importância para o Governo Federal. A redução nas construções de cisternas impactou diretamente milhares de brasileiros, que dependem dos reservatórios para ajudar na plantação e abastecer suas casas.

No Agreste Meridional de Pernambuco a Cáritas Brasileira Nordeste 2 (CBNE2) e Cáritas Diocesana de Garanhuns vão executar o Programa Cisternas, em quatro municípios: Caetés, Paranatama, Capoeiras e Terezinha. A apresentação do Programa e formação das Comissões Municipais da ASAPE – coletivo responsável pela escolha das comunidades envolvidas e seleção das famílias que serão contempladas – aconteceu em Garanhuns, nesta terça, 19 de dezembro, com representações de associações, sindicatos, paróquias, secretaria de agricultura, agricultores etc.


O Programa Cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para o consumo humano com a cisterna de 16 mil litros, às famílias rurais de baixa renda atingidas pela seca ou falta regular de água a possibilidade de produção de alimentos saudáveis. Dentre essas, há prioridade para povos e comunidades tradicionais.

O processo de implementação envolve atividades como mobilização social, capacitações, encontros em diversas esferas – local, territorial e microrregional, e organização do processo construtivo, a exemplo das Comissões Municipais responsáveis pela escolha das comunidades envolvidas e seleção das famílias que serão contempladas.

Ao longo de décadas, a Rede Cáritas NE2 vem atuando e reforçando a defesa da política de convivência com o Semiárido, seja nas ações de massa como o Grito dos Excluídos, a Marcha das Margaridas, seja em cada município e estados que a CBNE2 atua na articulação e execução dos programas.

Tag