COLABORE

Migração: Cáritas Brasileira NE2 entrega kits de equipamentos para empreendimentos venezuelanos

Geral

Os empreendimentos contemplados são nas áreas de beleza, corte e costura, e gastronomia

Publicação: 11/04/2023

Buscando a promoção e integração de migrantes acompanhados pela Cáritas Brasileira NE2 – CBNE2, nesta terça-feira, 06, aconteceu a entrega de kits de equipamentos de produção nas áreas de gastronomia, beleza e corte e costura para empreendimentos venezuelanos na Casa de Direitos de Pernambuco, localizada no Bloco E, da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

A ação faz parte do Projeto Fortalecimento da Casa de Direitos, realizado pela CBNE2 e Ministério da Justiça - MJ, através do projeto Creciendo, fruto da parceria da instituição com a Fundação Interamericana – IAF. No momento, participaram os empreendedores venezuelanos assessorados pelo Programa de Migração e Refúgio da CBNE2, voluntários (as), representantes da IAF, Pe. Delmar Cardoso, pró-reitor comunitário da UNICAP, Neilda Pereira da Silva, secretária executiva da CBNE2, membros do Comitê Empreende e do Instituto Humanitas.

Durante o encontro, os empreendedores puderam compartilhar como foi a experiência de capacitação em cursos através da plataforma Integrarne2.caritas.org.br, e como foi o processo de seleção dos empreendimentos contemplados pelos kits a partir do Comitê Empreende, composto pelos próprios venezuelanos. “Eu particularmente quando fui avaliar os empreendimentos, observei muito a técnica, o produto, a forma como era feito e a perspectiva de promoção no mercado, acho que são pontos válidos e importantes na escola dos contemplados”, declarou Noelis Quijada, empreendedora venezuelana e membro do Comitê.

O Pró-reitor Comunitário e de Extensão da Unicap, Pe. Delmar Cardoso, também reafirmou a parceria Cáritas Brasileira NE2 e Unicap destacando a importância da inserção dos migrantes na sociedade e no mercado de trabalho. “Estamos juntos nesse propósito, de portas abertas para continuar esse trabalho de inserção e promoção dos migrantes e refugiados na sociedade”, conclui.

No momento de entrega, Neilda Pereira, secretária executiva da CBNE2 também reforçou o compromisso da Cáritas em continuar a trazer parcerias que fortaleçam as ações com migrantes e refugiados em Pernambuco. “Trabalhamos aqui em Pernambuco com cerca de 200 famílias, essas famílias de migrantes precisam de oportunidade e de inserção no mercado de trabalho, e a Cáritas trabalha nessa perspectiva, de olhar para essas pessoas visando fomentar seu protagonismo social”, declara.

O encontro finalizou com as entregas de lavatórios e cadeira de corte de cabelo, fogão industrial, freezer e máquina de costura para os seguintes empreendimentos: Sushi da 13, Barbearia Seatle e o Ateliê Daniela Meneses.