COLABORE

Time de venezuelanos acompanhados pela Cáritas vence a Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados

Geral

O evento reuniu representações de migrantes e refugiados de 12 nacionalidades

Publicação: 13/04/2023


 

“ Eu fiquei muito feliz por ter participado também dessa copa, já participei em 2019, onde fomos campeões pelo time de Cabo Verde, fui capitão do time do Benin este ano, país de onde eu venho,  e ficar em segundo lugar mesmo assim é gratificante, fico feliz pela vitória dos meus irmãos venezuelanos, e o que importa é a participação e o esforço de todos”, declara o Beniniense Codjo Olivier Sossa, 36 anos, capitão do time do Benin e morador do bairro da Iputinga- Recife.

Com esse sentimento de vibração, aconteceu neste domingo,12, a Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados com partidas entre os times do Benim, da Venezuelana, Angola e Senegal, onde a seleção venezuelana venceu com placar de 1x 0 na Arena de Pernambuco.

A Copa Pernambucana dos Migrantes e Refugiados teve como objetivo reunir a população refugiada e migrante e comunidade de acolhida durante três dias de atividades. Com o tema “Juntos somos melhores”, o intuito é dar visibilidade à temática migratória e do refúgio e fomentar a integração socioeconômica desta população.

Durante a programação ocorreram diversas apresentações culturais, além de espaços para comercialização dos empreendedores migrantes. A copa iniciou no dia 9 de fevereiro, quinta-feira, com o lançamento na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no bairro da Boa Vista – Recife. Na sexta-feira,10, houve um ciclo de palestras na Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE) com diversos temas como os processos de integração social, o papel dos órgãos de justiça, e a experiências pessoal dos migrantes e refugiados, finalizando com os jogos no domingo, 12, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da  Mata.



Tag