COLABORE

Cáritas NE2 promove Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Caicó

Geral

A feira acontece pelo segundo ano dentro da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE)

Publicação: 02/08/2023

Os grupos de Economia Popular Solidária (EPS) assessorados pelas entidades membro que compõem o Fórum Cáritas Rio Grande do Norte, Cáritas Arquidiocesana de Natal, Cáritas Diocesana de Caicó e Cáritas Diocesana de Mossoró, participaram de 26 a 30 de julho da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária.

A Feira da Agricultura Familiar ocorreu pela segunda vez dentro da Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE), um dos maiores eventos populares e de referência na cidade de Caicó. Fortalecer, incentivar, apresentar e divulgar a produção, e fomentar a troca de saberes entre os grupos foram alguns dos objetivos do evento.

Cerca de dez grupos formados por mulheres participaram da Feira: Sabores e Delícias do Umarizeiro (Lagoa Nova), Grupo Flor de Algodão ( Caicó), Grupo Flores do Seridó (Caicó), Associação do Artesanato de Currais Novos (Currais Novos), Associação das Bordadeiras de Currais Novos (Currais Novos), Mulheres Vitoriosas (Lagoa Nova), Grupo Florescer da Serra (Lagoa Nova), Grupo Artes Criativas de Mulheres da Paróquia Santa Maria Mãe (Natal), Flor de Cactos (Caicó), Doces da Rosário (Caicó) e  artesãos venezuelanos da etnia Warao assessorados pela Cáritas Diocesana de Mossoró.

Para Vitória Medeiros, agricultora e artesã do Grupo Sabores e Delícias do Umarizeiro, de Lagoa Nova, que produz biscoitos e bolos, participar de um evento como este é aprender coisas novas e ver  os trabalhos dos outros grupos. “Estou muito feliz em estar mais uma vez na Feira da Agricultura, aprendo cada vez mais com minhas colegas e passeando pela feira vejo os outros negócios, e aprendo como posso melhorar os meus produtos”, analisa.

Nesta edição, a Cáritas pode em um total de cinco estandes expor e comercializar produtos como hortaliças, ervas medicinais, doces, bolos, biscoitos, plantas ornamentais, produtos de crochê, pintura, bordados, artigos religiosos, artesanatos em palha, entre outros.

Segundo Maria de Lourdes Lima, sertaneja e artesã do Grupo Artes Criativas de Mulheres, em Natal, que produz bonecas em tecido e itens de cozinha com pintura e  bordados estar na feira é ter um olhar transformador.  “É uma cultura envolvente que possibilita transformarmos vidas com os nossos trabalhos artesanais, pensando sempre no melhor, para a natureza que hoje é tão agredida e para o ser humano”, comenta.

Gilsa Dias, agente da Cáritas Diocesana de Mossoró, reforçou que ações como esta  refletem a nossa ação enquanto Cáritas. “Somos todos Cáritas e nossa ação é de  acolhimento, pertencimento e cuidado. Ser Cáritas nos permite fortalecer e descobrir que temos valor, que podemos mudar a nossa realidade a partir do coletivo e da solidariedade transformadora”, finaliza.

Além da participação da Feira os grupos também tiveram atividades programadas como visita a sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), para conhecer tecnologias agrícolas, e uma formação sobre Economia Solidária, facilitado pela assessora de EPS da Cáritas Nordeste 2, Rosângela Bolte, sobre ecossistemas, sustentabilidade e economia.

Desde 2022, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 promove a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária para fortalecer e fomentar o trabalho do homem, da mulher do campo e artesãos, além de potencializar a segurança alimentar e nutricional e economia solidária nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Tag