COLABORE

Cáritas Ne2 promove formação para agentes e agricultores (as) sobre Lei dos Orgânicos, em Pesqueira

Geral

Lei dos Orgânicos é tema de formação para agentes Cáritas do Regional Nordeste 2

Publicação: 25/07/2023


Com o intuito de apresentar a legislação brasileira de adequação às conformidades da agricultura orgânica e apoiar no planejamento para a transição agroecológica de Unidades Produtivas, entre os dias 14 e 15 de julho, agentes Cáritas do Regional NE2 realizaram uma formação sobre a Lei dos Orgânicos, no Seminário São José, em Pesqueira. Participaram da formação agentes da Cáritas Diocesana de Garanhuns, Afogados de Ingazeira, Pesqueira, Nazaré da Mata e Olinda, além de agricultores (as) e organizações parceiras do território.

O momento teve início com a mística, seguida da formação com o facilitador Paulo Santana, da Comissão da Produção Orgânica no Estado de Pernambuco (CPOrg/PE), que contextualizou sobre o Sistema Brasileiro de Avaliação das Conformidades da Agricultura Orgânica. Dentro da temática foi discutido os parâmetros de quem é agricultor (a) familiar no Brasil e as condições para acessar as políticas públicas de adequação às conformidades da agricultura orgânica. A condução do momento teve exemplos práticos e com interações com os presentes.

“Achei muito interessante o curso. Já tinha conhecimento da certificação de orgânico, mas a formação ajudou ainda mais a construímos a Política de Agroecologia de Afogados da Ingazeira. O debate trouxe essa reflexão e a possibilidade de levarmos ações nesta direção de adequação às conformidades orgânicas”, afirmou o agricultor Jose Elison Leite.


Ainda dentro da formação, houve intercâmbio com uma visita ao Sítio Pagão, em Sanharó, onde foram discutidos alguns critérios de como contribuir com o processo de transição agroecológica de uma unidade produtiva familiar em termos de produção orgânica de base agroecológica.



Ao final, todos os presentes estavam bem agradecidos pela formação porque ajudou a esclarecer e conhecer mais sobre a Lei dos Orgânicos. “O curso foi uma oportunidade de semeadura em construir caminhos. A Cáritas tem um papel de fato, assim como fez com as estratégias de levar as cisternas e a segurança alimentar as famílias”, avaliou o agente Cáritas Diocesana de Pesqueira, Itamar de Carvalho.


Tag