Famílias afetadas pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco são contempladas com ajuda humanitária

A ação é uma parceria Cáritas Brasileira NE2 e Fundação Banco do Brasil

Publicação: 17/08/2023

Mais de 7 mil pessoas ficaram desabrigadas e desalojadas em razão das fortes chuvas que atingiram Alagoas no mês de julho. Segundo balanço da Defesa Civil do estado, após a diminuição do nível da água dos rios da região, em torno de 3.404 pessoas ficaram desabrigadas e 3.959 desalojadas, mas cerca de 25.312 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Alagoas registrou mais de 32 municípios em situação de emergência devido aos estragos provocados pelas chuvas.

Assim, em comunhão com a missão de atuar junto as pessoas em situação de vulnerabilidade social a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (Cáritas NE 2) viabilizou um aporte de R$ 600 mil para compra de alimentos, itens de higiene pessoal, e materiais de limpeza e lençóis através da Ajuda Humanitária Enchentes Alagoas – Doe e Ajude quem mais precisa, uma iniciativa em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

As doações atenderam 3.304 famílias em Alagoas, em 11 municípios localizados na área de atuação da Cáritas Arquidiocesana de Maceió, responsável pela entregas em Alagoas,  e em Pernambuco foram 784 famílias que residem no município de  Xexéu,  receberam as doações através da Paróquia São José da Agonia, da Diocese de Palmares.

“Estamos agradecidos enquanto por fazer parte desse movimento de ajuda ao próximo  por meio da Fundação Banco do Brasil. Gostaria de agradecer à Cáritas por ser essa entidade que faz o engajamento de pessoas para auxiliar nesse processo. É motivo de grande alegria tanto para mim, quanto para os colegas da Fundação Banco do Brasil. Vê isso se concretizar hoje aqui é, sem dúvida alguma, gratificante”, comentou Jezrael Anízio de Aguiar, gerente do escritório do Banco do Brasil, em Alagoas.

Essa ação emergencial foi fruto de uma série de  visitas realizada pela   equipe  do MAGRE – Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências, área de atuação da Cáritas NE2 que  promove ações de solidariedade no atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidades em áreas de riscos, além de fomentar o debate público sobre meio ambiente.

A paróquia Bom Parto, em Maceió, mapeou as famílias e organizou as entregas na comunidade uma delas foi para Dona Maria do Socorro, que recebeu uma cesta de alimentos e  kit de limpeza e  não escondeu a emoção em receber a doação. “Perdi quase tudo com essa chuva. Na primeira vez a água não entrou na minha casa, dessa vez ela veio nem piedade e arrastou tudo que tinha em casa o que puder salvar, salvei. Mas comida e alguns móveis não tive como. Perdi mesmo. Agradeço a Deus por vocês lembrarem da gente, porque muitos sem olham pro lado”, finaliza.